Revista Terceira Civilização, Dezembro de 2006 — Edição n.º 460, Editora Brasil Seikyo

Não há uma receita para ser feliz. Cada pessoa é um ser único e tem suas dificuldades e fraquezas. Porém, algumas dicas podem ajudar a superá-las e valorizar mais a vida. Nesse sentido, seguem abaixo onze pontos que podem contribuir para tornar a vida menos tensa:

1. Vença o orgulho. Aprenda a surpreender – Pode-se dizer que esse é um dos grandes desafios de todas as pessoas. Diante das controvérsias, olhar para si e vencer o próprio orgulho, agindo de forma diferente do que as pessoas esperam, pode ser um grande passo para sentir uma enorme satisfação. Aprenda a pedir desculpas por seus erros e elogiar os demais por suas qualidades. Essa atitude é uma demonstração de respeito por si e pelas demais pessoas.

2. Não se deixe influenciar por tudo o que ouve. Algumas vezes, as pessoas podem menosprezá-lo com palavras, fazendo-o sentir-se o pior dos seres humanos. Nesse caso, reflita sim sobre o que elas falam, mas não permita prejudicar sua auto-estima. .

3. Numa discussão, não traga à tona o passado. Resolva as questões do momento presente. Lembre-se: o passado não dá para mudar, o presente está sendo vivido, e o futuro está sendo construído neste instante. Então, valorize o presente.

4. Cuide do que lhe diz respeito. Se cuidar de algo que não é de sua responsabilidade não acrescenta em nada, para que se preocupar?

5. Ria. Segundo pesquisas, ao rir, uma pessoa move mais de quatrocentos músculos de todo o corpo, oxigena os pulmões e estimula a circulação sangüínea. O riso libera todo tipo de hormônio e substância benéfica, deixando o corpo em perfeito estado. Segundo os cientistas, cinco minutos de riso correspondem a 45 minutos de ginástica aeróbica, e uma hora de estresse equivale a cinco horas de trabalho físico intenso e não gratificante. Então, para quê viver de "cara amarrada"?

6. Saiba ouvir – Saber ouvir, e não ouvir esperando seu momento de falar, ou seja, sem prestar atenção ao que a outra pessoa está falando, é uma demonstração de consideração pelos demais e uma oportunidade de enriquecer a própria vida por meio dessa troca de experiências.

7. Aprimore seu caráter – Não se deixe levar por situações negativas pensando: "Se todos fazem, por que eu não posso fazer?"

8. Tenha bons amigos. Aproxime-se de pessoas que o ajudam a crescer

9. Viva com gratidão – Mesmo as circunstâncias negativas podem levá-lo ao sucesso. Por isso, não se concentre apenas nas dificuldades, agradeça pelas oportunidades de poder mudar para vencer. Mas não coloque a dificuldade acima do desejo de vencer.

10. Seja autêntico. Conforme o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, sempre diz: "Não se compare aos outros". Aprenda com as outras pessoas, mas não é necessário ser como elas. Seja você mesmo. Tenha confiança de si. Quebre paradigmas. Mude. Mas isso não significa abrir mão dos seus valores culturais e assumir uma posição que as outras pessoas desejam, deixando de ser você mesmo.

11. Seja o melhor em algo. Faça algo que lhe traga orgulho. Dê o máximo de si em tudo aquilo que se propuser a fazer e não espere pelos outros. Assuma a responsabilidade para si.

Read more: http://policialbr.ning.com/profile/ValdireneAlves#ixzz0ocmtjL8d

Anúncios